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Tipo: Artigo de Periódico
Título: O estudante de graduação e a vivência em rodas de terapia comunitária
Título(s) alternativo(s): The undergraduate student and the experience in community therapy meetings
Autor(es): Moura, Ana Socorro
Alves, Maristela dos Reis Luz
Machado, Daniela Martins
Farias, Lindalva Matos Ribeiro
Miranda, Maria Aureni de Lavor
Resumo: Introdução: A vida acadêmica é um período de transformação, que abarca o preparo para a trajetória profissional. Na formação em saúde, a complexidade dos conteúdos gera pressões e estresse que refletem na saúde mental. Dessa forma, a Terapia Comunitária se apresenta como um espaço de encontros interpessoais desvalorização da história de vida, resgate da identidade, autoestima,percepção dos problemas e possibilidades de sua resolução.Objetivo geral: Analisar a percepção de estudante de graduação em vivências de rodas de Terapia Comunitária e o impacto dessas em sua qualidade de vida. Trajetória metodológica: pesquisa de campo do tipo exploratório, com abordagem qualitativa. Como atividade de extensão, foram desenvolvidas rodas de Terapia Comunitária voltadas a estudantes de graduação em enfermagem. Foi realizada entrevista com questões norteadoras, mesclada com narrativas de momentos vivenciados. A aná‑lise dos dados foi fundamentada na Análise de Conteúdo de Bardin, que culminou nas categorias “contribuições para saúde e a qualidade de vida” e“reconhecimento de si e do outro”.Resultados/ Discussões:As rodas de Terapia Comunitária estimularam o desenvolvimento de ações de promoção e proteção, favorecendo o acesso e acolhimento ao estudante de graduação, constituindo‑se como um desafio na construção do cuidado da saúde mental. Tornaram‑se espaços de encontros calorosos e favoreceram o fortalecimento de vínculo. Considerações Finais: Durante as rodas, o foco dado à valorização de cada história de vida, ao resgate de identidade, à restauração de confiança e da autoestima possibilitou a melhor percepção do cotidiano e melhor tomada de resolução para os problemas dos estudantes.
Abstract: Introduction: Academic life is a period of transformation, which inclu‑des preparing for the professional career. In health training, the complexity of the contents generates pressures and stress that reflect on mental health. In this way, Community Therapy presents itself as a space for interpersonal encounters for valuing life history, recovery of identity, selfesteem, perception of problems and possibilities for resolution. General objective: To analyze the perception of undergraduate students in the experiences of Community Therapy meetings and their impact on their quality of life. Methodological trajectory: Exploratory field research, with qualitative approach. As an extension activity was developed meetings of Commu‑nity Therapy aimed at undergraduate student in nursing. An interview was conducted with guiding questions and mixed with narratives of moments lived. The analysis of the data was based on Content Analysis in which culminated in categories –“contributions to health and the quality of life” and “recognition of self and the other”. Results / Discussion: The Community Therapy circles stimulated the development of promotion and protection actions favoring the access and reception of undergraduate students, constituting a challenge in the construction of mental health care. They became spaces of warm encounters and favored the strengthening of bond. Final considerations: During the meetings, the focus given to the valuation of each life history, the rescue of identity, the restoration of confidence and the selfesteem, allowed for a better perception of the daily life and a better resolution of the students’ problems.
Palavras-chave: Educação em enfermagem
Formação profissional
Saúde mental
Assistência à saúde comunitária
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Escola Superior de Ciências da Saúde
Sigla da Instituição: ESCS
Citação: MOURA, A. S. O estudante de graduação e a vivência em rodas de terapia comunitária. Com. Ciências Saúde. v.29, n.4, p.255‑264. 2018. Disponível em: http://www.escs.edu.br/revistaccs/index.php/comunicacaoemcienciasdasaude/article/view/345. Acesso em: 8 jul. 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/prefix/145
Data do documento: 24-Jul-2019
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