Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/973
Tipo: Dissertação
Título: A autonomia profissional e a satisfação como educador no ensino superior em enfermagem
Autor(es): Menezes, Kátia Rodrigues
Primeiro Orientador: Novaes, Maria Rita Carvalho Garbi
metadata.dc.contributor.referee1: Gottems, Leila Bernarda Donato
metadata.dc.contributor.referee2: Morais, Teresa Christine Pereira
Resumo: Introdução: A mudança do perfil do egresso na graduação em enfermagem, aliada à necessidade de ressignificar o papel docente no processo ensino e aprendizagem, leva a reflexões sobre temas como identidade, autonomia, satisfação no exercício da docência, entre outros. A autonomia docente vem sendo discutida à luz de várias perspectivas ao longo do tempo, passando da ideia de liberdade irrestrita para o conceito moderno cuja concepção liga a autonomia à responsabilidade social. Por sua vez, a satisfação no trabalho é subjetiva, multidimensional e se estabelece na relação entre as expectativas do profissional e sua realidade laboral. Objetivo: Analisar aspectos relativos à autonomia auto-referida do docente e a satisfação como educador no ensino superior de enfermagem em escola que utiliza métodos ativos de ensino-aprendizagem, centrados no estudante. Método: Estudo de caráter descritivo, transversal, com abordagem mista, realizado com docentes do Curso de Enfermagem de Instituição de Ensino Superior Pública do Distrito Federal. Foram incluídos na pesquisa 77 docentes exercendo funções gerenciais ou em regência de turma há pelo menos 6 meses na instituição. A coleta de dados aconteceu no período de outubro e novembro de 2017 e se deu através da aplicação de questionário semi-estruturado. A análise da parte “QUAN” se deu por meio do software aplicativo estatístico Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) versão 21.0. Para as análises inferenciais, foram aplicados testes paramétricos; incluiu-se o Teste t-student, para comparação da média de dois grupos em variáveis com apenas duas categorias (sexo, tipo de graduação, tipo de especialização, experiência na IES, unidade que atua e função que exerce). A ANOVA one way foi utilizada para comparar as médias entre três grupos em variáveis com três categorias (experiência total e faixa etária). Todas as análises foram realizadas considerando o nível de significância igual a 5%. Para a análise de correlação entre autonomia e satisfação foi aplicada a correlação de Pearson. Os dados da parte “QUAL” tiveram sua categorização realizada com o apoio do software IRAMUTEC - Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires versão 0.7 alpha 2. Empregou-se a Classificação Hierárquica Descendente (CHD) que “classifica os segmentos de texto em função dos seus respectivos vocabulários” com posterior estabelecimento de categorias e classes e seguiu-se a análise das informações, com a utilização da técnica de análise de conteúdo segundo Bardin. Resultados: Majoritariamente formado por mulheres (77,9%), o corpo docente apresentou idade média de 41,5 anos de idade (DP= 8,6 anos) e experiência média de 8 anos (DP= 6,2 anos) na docência em nível superior. Todos os docentes possuíam pós-graduação, sendo que 52 (67,5%) fizeram pós-graduação relacionada à sua área de formação inicial e 25 docentes (32,5%) relataram ter se pós-graduado em cursos voltados à educação. Os docentes apresentaram de baixa a moderada média nos fatores relacionados à autonomia docente. Houve relação estatisticamente significativa entre os fatores da autonomia e a função que o docente ocupa no curso. Na análise qualitativa, a Classificação Hierárquica Descendente categorizou o corpus em duas categorias. A primeira, denominada “identificando a autonomia docente” foi relacionada à subcategoria “definição de autonomia”. A segunda categoria foi chamada de “aplicando a autonomia docente” e apresentou duas subcategorias: “autonomia nos processos de trabalho” e “autonomia nas estratégias”. Na análise de satisfação no trabalho docente, os entrevistados demonstraram moderada satisfação global (Média= 2,86;DP= 0,25) e referiram maior satisfação no relacionamento com os alunos (M= 3,73; DP= 0,56). Não houve relação estatisticamente significativa entre satisfação e quaisquer variáveis da pesquisa como idade, sexo, titulação, entre outras. Para a correlação entre autonomia profissional e satisfação docente foi aplicado o teste de correlação de Pearson e foi demonstrada correlação estatisticamente significativa. Conclusão: Os docentes referiram moderado grau de autonomia, ligando-a à autonomia individual, representando independência. Em suas falas, os docentes relacionaram a autonomia com os processos e estratégias de trabalho. Concernente à satisfação no trabalho, os docentes demonstraram moderado grau de satisfação nas diversas dimensões avaliadas, sendo a dimensão relacionada aos alunos aquela com maiores médias. Neste estudo a autonomia e a satisfação no trabalho docente estão correlacionadas entre si e demandam atenção do corpo docente, seja atuando diretamente em sala de aula, seja em funções de gestão. Esta dissertação gerou dois produtos: um artigo intitulado “Formação e autonomia profissional do docente de enfermagem na qualificação do ensino superior em enfermagem” outro denominado “Satisfação e autonomia docente em instituição de ensino superior em enfermagem”.
Abstract: Introduction: The change in the profile of undergraduate nursing graduates, allied to the need to redefine the teaching role in the teaching and learning process, leads to reflections on themes such as identity, autonomy, satisfaction in teaching, among others. Teaching autonomy has been discussed in the light of various perspectives over time, moving from the idea of unrestricted freedom to the modern concept whose conception links autonomy with social responsibility. In turn, job satisfaction is subjective, multidimensional and is established in the relationship between the expectations of the professional and his work reality. Objective: To analyze aspects related to teachers' self-reported autonomy and satisfaction as an educator in higher education nursing in schools that use active student-centered teaching-learning methods. Method: A descriptive, cross-sectional study with a mixed approach, conducted with teachers of the Nursing Course of a Public Higher Education Institution of the Federal District. The study included 77 professors who have performed managerial or class regency duties for at least 6 months in the institution. Data collection took place between October and November 2017 and was conducted through the application of a semi-structured questionnaire. The analysis of the “QUAN” part was performed using the statistical application software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) version 21.0. For the inferential analyzes, parametric tests were applied; Student's t-test was included to compare the mean of two groups in variables with only two categories (gender, type of degree, type of specialization, experience in HEI, unit that acts and function). One way ANOVA was used to compare the means between three groups in variables with three categories (total experience and age group). All analyzes were performed considering a significance level of 5%. For the analysis of correlation between autonomy and satisfaction, the Pearson correlation was applied. The data from the “QUAL” part were categorized with the support of the IRAMUTEC software - R interface for Multidimensional Analysis of Textes and Questionnaires version 0.7 alpha 2. Descending Hierarchical Classification (CHD) was used which “classifies the segments”. of text according to their respective vocabularies ”with subsequent establishment of categories and classes, followed by the analysis of the information, using the technique of content analysis according to Bardin. Results: Mostly formed by women (77.9%), the faculty had an average age of 41.5 years (SD = 8.6 years) and an average experience of 8 years (SD = 6.2 years) in teaching. at higher level. All teachers had postgraduate studies, and 52 (67.5%) had postgraduate studies related to their area of initial education and 25 teachers (32.5%) reported having postgraduate courses in education. The teachers presented low to moderate average in factors related to teacher autonomy. There was a statistically significant relationship between the factors of autonomy and the role that the teacher occupies in the course. In the qualitative analysis, the Descending Hierarchical Classification categorized the corpus into two categories. The first, called “identifying teacher autonomy” was related to the subcategory “definition of autonomy”. The second category was called “applying teacher autonomy” and presented two subcategories: “autonomy in work processes” and “autonomy in strategies”. In the analysis of satisfaction in teaching, respondents showed moderate overall satisfaction (Average = 2.86; SD = 0.25) and reported greater satisfaction in the relationship with students (M = 3.73; SD = 0.56). There was no statistically significant relationship between satisfaction and any research variables such as age, gender, title, among others. For the correlation between professional autonomy and teacher satisfaction, the Pearson correlation test was applied and a statistically significant correlation was demonstrated. Conclusion: The teachers reported a moderate degree of autonomy, linking it to individual autonomy, representing independence. In their speeches, the teachers related autonomy to work processes and strategies. Concerning job satisfaction, the teachers showed a moderate degree of satisfaction in the various dimensions evaluated, and the dimension related to students was the one with the highest averages. In this study, autonomy and satisfaction in teaching work are correlated with each other and demand attention from faculty, whether acting directly in the classroom or in management functions. This dissertation generated two products: an article entitled “Training and professional autonomy of nursing teachers in the qualification of higher education in nursing” another called “Satisfaction and autonomy of teaching in a higher education institution in nursing”.
Palavras-chave: Docente de enfermagem
Autonomia profissional
Satisfação no emprego
Educação superior
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Escola Superior de Ciências da Saúde
Sigla da Instituição: ESCS
Departamento: Coordenação do Curso de Pós-graduação e Extensão
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde
Citação: MENEZES, Kátia Rodrigues. A autonomia profissional e a satisfação como educador no ensino superior em enfermagem . 2019. 98 p. Dissertação (Mestrado Acadêmico - Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde, Escola Superior em Ciências da Saúde - ESCS, Brasília, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
URI: https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/973
Data do documento: 17-Set-2019
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Katia_Rodrigues_Menezes.pdf
  Restricted Access
DISSERTACAO_MA_ESCS_aautonomiaprofissional2,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.