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Tipo: Dissertação
Título: Associação da educação nutricional com a Síndrome de Burnout em servidores da secretaria de estado de educação do Distrito Federal
Autor(es): Neves, Iza Carneiro
Primeiro Orientador: Salomon, Ana Lúcia Ribeiro
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Amorim, Fábio Ferreira
metadata.dc.contributor.referee1: Gottems, Leila Bernarda Donato
metadata.dc.contributor.referee2: Marães, Vera Regina Fernandes da Silva
metadata.dc.contributor.referee3: Santana, Levy Aniceto
Resumo: A profissão de docente é considerada como uma das mais estressantes, com repercussões evidentes na saúde física, mental e no desempenho profissional, o que causa grandes afastamentos médicos de longa duração. A maioria desses afastamentos médicos entre os docentes do maior órgão do Governo do Distrito Federal (DF), a Secretaria de Estado de Educação (SEE), é causada por transtornos psiquiátricos, dentre eles se destaca a Síndrome de Burnout (SB), considerada um esgotamento físico e mental do trabalho. Portanto, o objetivo deste estudo foi associar um programa de Educação Alimentar e Nutricional aos professores da SEE/DF que apresentavam ou que estavam vulneráveis à SB pela escala sugestiva deste tipo de problema, com a melhoria dos sintomas e qualidade de vida no trabalho. Constituiu-se de um estudo do tipo quase-experimental, com avaliação dos resultados no primeiro momento e após a atividade de educação nutricional, uma vez ao mês, durante quatro meses, a um número final de 18 professores. Foram realizadas análises descritivas dos dados e a escala de SB foi analisada por meio da aplicação do teste McNemar, utilizado em dados nominais pareados e para o Questionário de Frequência de Consumo Alimentar (QFCA) foi utilizado o teste de Mannwhitney para amostras pareadas no programa R v3.4, considerando-se o nível de significância de 0,05 e um Intervalo de Confiança de 95%. O estudo foi realizado na SEE/DF e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde. Apesar dos dados da literatura científica apontarem positivamente a relação da alimentação saudável em seus aspectos nutricionais de vitaminas, minerais e outras substâncias essenciais para a saúde mental, não foram observadas mudanças estatisticamente significativas nos resultados da escala de SB e do QFCA pós-intervenção, p-valor igual a 0,434. Previamente à intervenção, todos os professores se apresentavam em algum dos três níveis iniciais de SB com 6 professores em cada nível e com baixa quantidade de consumo de proteína animal, principalmente proveniente de peixes e frutos do mar, que também são fontes de boas gorduras, como o ômega 3, omega 6 e minerais como magnésio, nutrientes essenciais para a saúde mental. Além disso, houve um elevado consumo de gorduras por óleos refinados, considerados de baixo valor nutricional. Os resultados sugerem que é necessário trabalhar com instrumentos de mudanças de comportamento alimentar com apoio de uma equipe multiprofissional e com encontros semanais, sejam tanto em grupo quanto em consultas individuais. É fundamental, também, que a atividade de Educação Nutricional e Alimentar (EAN) seja em um ambiente mais tranquilo e confortável, fora do horário de trabalho, para contribuir com melhores resultados, visto as características peculiares de quem apresenta SB.
Abstract: The teaching job is considered to be one of the most stressful, with evident repercussions on physical, mental health and professional performance, which inflicts on large long-term medical licenses. Most of these medical licenses of the educators of the greatest government agency of Distrito Federal (DF), the Education State Secretary (ESS), is caused by psychiatric disorders, and amongst them the Burnout Syndrome (BS) is highlighted, considered a physical and mental exhaustion of work. So, the objective of this study was to associate a Food and Nutrition Education program to ESS / DF teachers who had or who were vulnerable to BS by the suggestive scale of this kind of problem, with the improvement of symptoms and quality of life at work. It was consisted from an almost-experimental study, with evaluation of the results in the first moment and after the nutritional education activity, once a month, during four months, to a final number of 18 teachers. Descriptive reviews of the data were performed and the BS scale was analyzed using the McNemar test, used in paired nominal data, and the Mann-Whitney test for paired samples in program R v3.4 was used for the Quiz of Food Consumption Frequency (QFCF), considering the significance level of 0.05 and a Confidence break of 95%. The study was carried out at the ESS / DF and the protocol was approved by the Ethics and Research Committee of the Research and Teaching Foundation in Health Sciences. Although the data from the scientific literature indicates the relationship of healthy alimentation in its nutritional aspects of vitamins, minerals and other substances essential for mental health as being positive, no statistically significant changes were noticed in the BS scale outcomes and in the post-intervention QFCF, p-value equal to 0.434. Previously to the intervention, all teachers were at any of the three initial BS levels with 6 teachers at each level and with a low amount of animal protein consumption, mainly from fish and seafood, which are also sources of good fats, such as omega 3, omega 6 and minerals like magnesium, essential nutrients for mental health. In addition, there was a high consumption of fats by refined oils, considered of low nutritional value. The results suggest that it is necessary to work with instruments of food behavior variances, having the support of a multiprofessional team and with weekly meetings, both in groups and in individual appointments. It is also crucial that the Nutrition and Food Education (NFE) activity takes place in a more relaxed and comfortable environment, outside of office hour, to contribute with better results, given the peculiar characteristics of those who have BS.
Palavras-chave: Síndrome de Burnout
Educação alimentar
Educação nutricional
Depressão
Qualidade de vida
Analise comportamental
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::NUTRICAO::ANALISE NUTRICIONAL DE POPULACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Escola Superior de Ciências da Saúde
Sigla da Instituição: ESCS
Departamento: Coordenação do Curso Pós-graduação e Extensão
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde
Citação: NEVES, Iza Carneiro. Associação da educação nutricional com a Síndrome de Burnout em servidores da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. 2019. 117 p. Dissertação (Mestrado Acadêmico - Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde, Escola Superior em Ciências da Saúde - ESCS, Brasília, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
URI: https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/967
Data do documento: 18-Dez-2018
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