Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/860
Tipo: Módulo
Título: Abrangências das ações de saúde: módulo 107: manual do tutor
Título(s) alternativo(s): Módulo 107: abrangências das ações de saúde: manual do tutor
Autor(es): Escola Superior de Ciências da Saúde
Resumo: O Sistema Único de Saúde no Brasil implementado a partir de 1990, apontou para a necessidade de reformulação do setor saúde conduzindo a uma reflexão obre os modelos assistenciais vigentes bem como sobre a formação dos recursos humanos. A evolução do sistema de saúde do país - SUS / Sistema Único de Saúde – suas tendências, considerando-se o estágio atual do processo de transformação do modelo hegemônico, representado pela reforma sanitária, será analisado, tendo por base a sociedade brasileira e o diagnóstico epidemiológico de saúde da população. Os componentes estruturais de sua organização tais como modelo assistencial, seu financiamento e controle social, identificarão caminhos e estratégias que procurem viabilizar os artigos da Constituição Federal imperativos de transformação da saúde em direito de cidadania proporcionado pelo Estado. A Vigilância em saúde é uma prática sanitária que pretende organizar os processos de trabalho em saúde com condições de confrontar problemas, fundamentando-se na epidemiologia e na ciência social, buscando subsidiar a atenção à saúde do indivíduo e da coletividade. Diante das novas tendências do setor, onde a vigilância em saúde exerce um papel fundamental na condução de suas ações, faz-se necessário capacitar e buscar o aperfeiçoamento dos profissionais de saúde. A compreensão global da estrutura social, da situação epidemiológica e da organização do setor saúde no Brasil será abordada por meio de uma reflexão crítica no módulo 107 - Abrangência das Ações de Saúde. O Módulo 107 apresenta estreita relação com o Programa Educacional Interação Ensino - Serviços - Comunidade, que tem como objetivo o desenvolvimento de atividades de aprendizagem vinculadas à realidade da saúde da população, envolvendo ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, sempre em trabalho interdisciplinar e intersetorial. A relação com outros módulos temáticos é bastante presente uma vez que a interdisciplinaridade prevista no currículo aproxima o módulo 107 de todos os demais módulos que incluam as relações entre indivíduos e grupos humanos na sociedade, e a identificação de fatores e comportamentos de risco. A epidemiologia está presente em mais de 10% dos módulos da 1ª a 4ª série, além da total consonância com o estágio em Saúde Coletiva da 5ª série. O presente módulo propõe-se a criar um espaço dinâmico de discussão e aprimoramento, integralizando as atuais tendências da assistência com o cotidiano da prática dos estudantes de medicina, que futuramente poderão compor o quadro de recursos humanos do SUS. Que possamos contribuir para a educação e qualificação da futura gestão pública, organização dos serviços de saúde, ações de controle social e consolidação dos princípios do SUS. Que estas sementes germinem na mente e coração de nossos estudantes e transformem-nos em lideranças que conduzam o SUS como parte do processo civilizatório brasileiro.
Palavras-chave: Saúde e sociedade
Processo saúde-doença
Atenção à saúde
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Escola Superior de Ciências da Saúde
Sigla da Instituição: ESCS
Citação: ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE. Abrangências das ações de saúde: módulo 107: manual do tutor. Brasília: FEPECS, 2021. 39 p.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/860
Data do documento: Fev-2021
Aparece nas coleções:Módulos 2021 - 2025

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MOD 107 2021 Tutor.pdf
  Restricted Access
MODULO_ESCS_MED_abrangenciaacoesemsaude107830,73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.