Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/788
Tipo: Dissertação
Título: A percepção e a prática dos profissionais da atenção básica sobre a saúde mental
Autor(es): Pereira, Rafaela Miranda Proto
Primeiro Orientador: Gondim, Maria de Fátima de Novais
metadata.dc.contributor.referee1: Costa, Ana Maria
metadata.dc.contributor.referee2: Gussi, Maria Aparecida
Resumo: A saúde mental traz em seu cerne, inúmeros estigmas e preconceitos que podem gerar diversas barreiras de acesso aos pacientes que necessitam do atendimento resolutivo na Atenção Básica. A Estratégia Saúde da Família (ESF) tem como proposta a atenção integral a pessoas de sua comunidade, sendo um de seus pressupostos o trabalho em rede e a intersetorialidade. Quanto à assistência a saúde mental, a elucidação dos entraves na assistência se faz fundamental para a melhoria dos serviços e acesso dos pacientes ao tratamento que englobam seu contexto de sofrimento, não apenas seu diagnóstico. Desse modo, a presente pesquisa teve como objetivo conhecer a percepção e a realidade prática na atuação dos profissionais da Atenção Básica na atenção à Saúde Mental no município de Itumbiara (GO). Trata-se estudo transversal do tipo inquérito de caráter quantitativo e qualitativo realizado em profissionais das 20 equipes de ESF do município de Itumbiara (GO) no período de setembro de 2018 a janeiro de 2019. O questionário foi constituído por 20 questões em escala do tipo Likert e 5 questões abertas a partir de um roteiro semiestruturado. As questões em escala do tipo Likert foram avaliadas de acordo com a frequência e distribuição de proporções, sendo também utilizado o escore transformado para uma escala de zero a 100, zero relacionado à pior avaliação e 100 à melhor avaliação. As questões abertas foram avaliadas por meio da análise de conteúdo de Bardin com uso do software IRAMUTEQ. Entre os 174 profissionais entrevistados, 23,0% dos profissionais concordaram ou concordaram totalmente que se sentiam capacitados para trabalhar com Saúde mental na ESF (n=40), 37,9% que sua equipe recebia apoio matricial em saúde mental (n=82) e 37,5% que sua equipe conseguia organizar os atendimentos de acordo com a demanda singular de cada paciente (n=64). Em relação a sentir dificuldade para fornecer atendimento aos pacientes em Saúde, apenas 29,1% discordaram ou discordaram totalmente (n=48). A média do escore transformado de todas as questões foi de 52,0±13,7. O conteúdo analisado das questões abertas pôde ser categorizado em quatro classes de acordo com as porcentagens de temas, sendo as palavras que apresentam maior destaque: gente, saúde, mental, dificuldade, paciente e saber. Pode-se perceber pelas falas, que o contato com os pacientes e familiares tem sido um importante agravante no processo de relacionamento entre a ESF e o sujeito a que se destina o cuidado, expressando a dificuldade dos profissionais não se sentirem capacitados a lidar com essa demanda. Pode-se inferir ainda que os funcionários da saúde da família se percebem carentes de apoio matricial a ser realizado pela unidade de referência em saúde mental do município, percebendo que sua atuação na ESF se encontra limitada. Mesmo apresentando dificuldades em sua atuação, os profissionais conseguem perceber sua importância na realidade dos sujeitos com quem se relacionam e reconhecem a necessidade de mais preparo, mais conhecimentos e novas capacitações. Desse modo, puderam-se perceber os diferentes graus de dificuldade tanto na percepção quanto na prática dos trabalhadores, o que permitiu comparação com a análise sociológica de Giddens, evidenciando que a rotina não é criada pelo indivíduo, porém reproduzida por ele. Sua criticidade pode determinar que a estrutura permaneça ou possa haver a possibilidade de mudança.
Abstract: Mental health brings at its heart, innumerable stigmas and prejudices that can generate diverse barriers of access to the patients that need the resolutive attendance in the Basic Attention. The Family Health Strategy (ESF) proposes comprehensive care to people in its community, one of its assumptions being networking and intersectoriality. Regarding mental health care, the elucidation of the barriers to care is essential for the improvement of the services and access of patients to the treatment that encompasses their context of suffering, not just their diagnosis. Thus, the present research had as objective to know the perception and the practical reality in the action of the professionals of Basic Attention in the attention to Mental Health in the municipality of Itumbiara (GO). This is a cross-sectional study of the type of quantitative and qualitative survey carried out on professionals from the 20 ESF teams from the municipality of Itumbiara (GO) from September 2018 to January 2019. The questionnaire consisted of 20 questions on a scale of type Likert and 5 questions opened from a semi-structured roadmap. Likert scale questions were evaluated according to the frequency and distribution of proportions, and the score was transformed to a scale from zero to 100, zero related to the worst evaluation, and 100 to the best evaluation. The open questions were evaluated through the Bardin content analysis using the IRAMUTEQ software. Among the 174 professionals interviewed, 23.0% of the professionals agreed or fully agreed that they felt able to work with mental health in the FHT (n = 40), 37.9% that their team received mental health support (n = 82 ) and 37.5% that their team was able to organize care according to the unique demand of each patient (n = 64). Regarding difficulty in providing care to patients in Health, only 29.1% disagreed or totally disagreed (n = 48). The mean of the transformed score of all questions was 52.0 ± 13.7. The analyzed content of the open questions could be categorized into four classes according to the percentages of themes, being the words that present the most outstanding: people, health, mental, difficulty, patient and knowledge. It can be noticed from the speeches that the contact with patients and family members has been an important aggravating factor in the relationship between the FHT and the subject to which the care is intended, expressing the difficulty of the professionals not to feel able to deal with this demand. It can also be inferred that family health workers perceive themselves lacking matrix support to be carried out by the mental health reference unit of the municipality, realizing that their performance in the FHS is limited. Even though they present difficulties in their work, professionals are able to perceive their importance in the reality of the subjects with whom they relate and recognize the need for more preparation, more knowledge and new skills. In this way, it was possible to perceive the different degrees of difficulty both in the perception and in the practice of the workers, which allowed comparison with the sociological analysis of Giddens, evidencing that the routine is not created by the individual, but reproduced by him. Its criticality may determine that the structure remains or there may be a possibility of change.
Palavras-chave: Saúde mental
Atenção primária à saúde
Integridade em saúde
Profissional em saúde
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Escola Superior de Ciências da Saúde
Sigla da Instituição: ESCS
Departamento: Coordenação do Curso de Pós-graduação e Extensão
metadata.dc.publisher.program: Programa de Mestrado Profissional em Saúde da Família e Comunidade – PROFSAÚDE
Citação: PEREIRA, Rafaela Miranda Proto. A percepção e a prática dos profissionais da atenção básica sobre a saúde mental. 2019. 104 p. Dissertação (Mestrado - Profissional em Saúde da Família – (PROFSAÚDE) e apresentado ao Programa de Pós-graduação em rede Saúde da Família), Escola Superior em Ciências da Saúde - ESCS, Brasília, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/788
Data do documento: 29-Abr-2019
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