Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/787
Tipo: Dissertação
Título: O cuidado de escolares com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade na atenção primária à saúde
Autor(es): Machado, Guilherme Nabuco
Primeiro Orientador: Costa, Ana Maria
Segundo Orientador: Fortes, Sandra
metadata.dc.contributor.referee1: Amorim, Fábio Ferreira
metadata.dc.contributor.referee2: Bezerra, Valdi Craveiro
metadata.dc.contributor.referee3: Gussi, Maria Aparecida
Resumo: O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um dos principais e mais negligenciados transtornos mentais. Associa-se a desempenho escolar insatisfatório, a relações sociais conflituosas e a baixa autoestima. Estes sintomas tendem a contribuir significativamente para o surgimento de problemas como expulsão da escola, abuso de drogas, mortalidade por acidentes de trânsito e envolvimento com crimes. A literatura nacional sobre a abordagem ao TDAH, na Atenção Primária à Saúde (APS), apresenta ainda baixa produção. Algumas experiências internacionais lançam luzes sobre o assunto, no entanto, observa-se que não há homogeneidade entre os países. O presente estudo baseado em uma experiência, analisa o potencial e as limitações do primeiro nível de atenção para melhor oferta do cuidado aos escolares com TDAH. Trata-se de um relato de experiência para o qual foram selecionados 05 casos de escolares, em acompanhamento na Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Basevi, com diagnóstico de TDAH. Os cinco casos foram apresentados como relatos de Medicina Narrativa onde foram usados complementarmente análise dos registros nos prontuários clínicos entrevistas semiestruturadas com pais e professores, além da psiquiatra matriciadora. Para aprofundamento os casos foram analisados por aproximação temática aos atributos essenciais da APS: acesso, longitudinalidade, integralidade e coordenação do cuidado.A partir desse estudo foi possível propor diretrizes para orientação de uma linha de cuidado e esboçar uma tecnologia para atenção aos casos de escolares com TDAH na APS, envolvendo os aspectos inerentes à equipe e ao território. Em se tratando de estudo pioneiro a experiência analisada desvela a realidade desse grupo de pacientes indicando a necessidade que novas iniciativas busquem ampliar o conhecimento sobre o tema e assim contribua ao aprimoramento e a resolutividade na APS.
Abstract: Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) is one of the leading and most neglected mental disorders. It is associated with unsatisfactory school performance, conflicting social relationships, and low self-esteem. These symptoms tend to contribute significantly to the emergence of problems such as school expulsion, drug abuse, trafficrelated mortality and involvement with crime. There is little national literature on the approach to ADHD in Primary Care. Some international experiences shed light on the subject, but with no homogeneity. The present study analyzes the potentials and limitations of primary care in diagnosing and treating schoolchildren with ADHD. For registration, systematization and analysis of the material that constitutes the object of this study, qualitative methodology was adopted. A total of 05 cases of schoolchildren with a diagnosis of ADHD were selected. They were all treated at the Primary Care Clinic Vila Basevi. The medical records were analyzed and supplemented with semi-structured interviews with parents and teachers, as well as the matrix support psychiatrist. Systematization was carried out using narrative medicine. Thematic analysis was applied, using the essential attributes of primary care as categories: access, longitudinality, completeness and coordination of care. From this study, it was possible to design a flow of care and outline specific techniques for treating school children with ADHD in primary care, involving aspects inherent to team and community-based work. There are natural limitations to such a pioneer study. It is therefore clear that new research initiatives are needed to increase knowledge on the subject as well as to improve primary care resolutivity.
Palavras-chave: Saúde mental
Atenção primária à saúde
Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade
TDAH
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Escola Superior de Ciências da Saúde
Sigla da Instituição: ESCS
Departamento: Coordenação do Curso de Pós-graduação e Extensão
metadata.dc.publisher.program: Programa de Mestrado Profissional em Saúde da Família e Comunidade – PROFSAÚDE
Citação: MACHADO, Guilherme Nabuco. O cuidado de escolares com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade na atenção primária à saúde. 2019. 134 p. Dissertação (Mestrado - Profissional em Saúde da Família – (PROFSAÚDE) e apresentado ao Programa de Pós-graduação em rede Saúde da Família), Escola Superior em Ciências da Saúde - ESCS, Brasília, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/787
Data do documento: 26-Abr-2019
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos - MP

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Guilherme_Nabuco_Machado.pdfDISSERTACAO_MP_ESCS_ocuidadodepessoascomtdah1,94 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.