Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/698
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorEscola Superior de Ciências da Saúde-
dc.date.accessioned2023-09-25T14:52:10Z-
dc.date.available2023-09-25-
dc.date.available2023-09-25T14:52:10Z-
dc.date.issued2017-02-
dc.identifier.citationESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE. Interação ensino – serviços e comunidade III. Brasília: FEPECS, 2017. 40 p.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/698-
dc.description.resumoNo Programa Educacional Interação Ensino-Serviços e Comunidade (IESC), os discentes desenvolverão atividades para o indivíduo, às famílias e à comunidade nas unidades de Atenção Primária à Saúde (APS): Clínicas da Família, Equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF), Centros de Saúde (CS), Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) de referência e/ou nos equipamentos sociais existentes no território do cenário de aprendizagem. É um programa fundamental para a formação das competências esperadas do graduando em ações individuais e em grupo, correlacionando-as com os outros programas educacionais da ESCS. O (a) discente adquire aprendizado do processo saúde/doença e de seus determinantes sociais por meio da utilização dos indicadores epidemiológicos e da prática nos cenários de aprendizagem. Para aumentar o compromisso com a comunidade local e com a gestão da Região de Saúde dar-se-á continuidade ao processo de aproximação dos discentes com a realidade de saúde da comunidade e com a organização dos serviços, e sempre que possível, continuar-se-á as propostas e trabalhos desenvolvidos no mesmo cenário, em anos anteriores, seja pela turma atual ou pelas outras turmas de 3ª série. Especificamente na IESC 3.ª série, os discentes abordarão os seguintes temas: Redes e Modelos de Atenção, Atenção Primária à Saúde, Dispositivos da Política Nacional de Humanização, Método Clínico Centrado na Pessoa, Saúde mental, Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), Medicina Rural e Prevenção Quaternária e utilizarão as tecnologias para aprimoramento da APS, como: prática do acolhimento, com clínica ampliada e classificação de risco, cuidado individual centrado na pessoa, elaboração de projetos terapêuticos singulares, atividades educativas usando metodologias ativas e outros instrumentos, de modo a fomentar a discussão sobre o processo de trabalho da Unidade Básica de Saúde (UBS) e favorecer a produção da saúde em territórios concretos. O planejamento e programação das atividades ocorrerão conjuntamente entre discentes, docentes, preceptores, gestores e, se possível, de integrantes de equipamentos sociais da comunidade para garantir o desempenho da metodologia participativa da pedagogia da problematização e serão desenvolvidas semanalmente, no período de 30 de janeiro a 17 de novembro nas Regiões Administrativas: Estrutural, Recanto das Emas, São Sebastião, Sobradinho, Sobradinho II e Varjão (ANEXOS D).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherEscola Superior de Ciências da Saúdept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsESCSpt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectAtenção primária à saúdept_BR
dc.subjectProblematizaçãopt_BR
dc.subjectEducação médicapt_BR
dc.subjectAprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINApt_BR
dc.titleInteração ensino – serviços e comunidade IIIpt_BR
dc.title.alternativeIESC IIIpt_BR
dc.typeMódulopt_BR
dc.audience.educationlevelEnsino superiorpt_BR
Aparece nas coleções:Módulos 2016 - 2020

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MANUAL IESC III 2017_ NORMALIZADO_BCE (1).pdf
  Restricted Access
MODULO_ESCS_MED_interacaoensinoservicocomunidade31,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.