Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/679
Tipo: Dissertação
Título: Controle de infecção na atenção domiciliar: adaptação transcultural do instrumento survey of infection control in home health care
Autor(es): Silveira, Talita Braga
Primeiro Orientador: Silva, Vinicius Zacarias Maldaner da
Segundo Orientador: Gottems, Leila Bernarda Donato
metadata.dc.contributor.referee1: Barros, Ângela Ferreira
metadata.dc.contributor.referee2: Villas Boas, Maria Leopoldina de Castro
Resumo: Introdução: A Atenção Domiciliar – AD tem se destacado como alternativa de assistência à saúde do idoso, especialmente entre aqueles com limitações funcionais. Tradicionalmente, acreditava-se que as Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde – IRAS estavam restritas aos hospitais. Entretanto, atualmente se admite a sua ocorrência em todos os cenários de assistência à saúde, inclusive na AD. As discussões recentes sobre a segurança do paciente evidenciaram ainda mais esse tipo de evento adverso. Assim, o tema desta dissertação foi o controle de infecção na AD e foram realizados dois estudos. Objetivos: Estudo 1 - identificar na literatura científica as ações de controle de infecção desenvolvidas na AD no Brasil. Estudo 2 - adaptar o instrumento Survey of Infection Control in Home Health Care para a cultura brasileira. Métodos: Estudo 1 – revisão integrativa da literatura a partir da busca de artigos nas bases de dados LILACS e PubMed. Estudo 2 – Estudo metodológico de adaptação transcultural, realizado em cinco etapas: tradução, síntese, retrotradução, avaliação por comitê de especialistas e pré-teste. Resultados: Foram incluídos oito estudos na revisão. Investigações sobre taxas de infecção, fatores de risco e competências dos enfermeiros para o desenvolvimento de práticas de controle de infecção na AD foram os temas principais. No processo de adaptação transcultural, duas rodadas de avaliação pelo comitê de especialistas foram necessárias para alcançarmos a concordância esperada. O Índice de Validade de Conteúdo geral foi de 0,97. Ao longo do processo foram excluídos três itens por não se adequarem à cultura brasileira. Conclusões: A revisão revelou que o desenvolvimento de ações de controle de infecção na AD é incipiente no Brasil. Não foram encontradas evidências de programas de controle de infecção nesse cenário. A versão pré-final do questionário “Pesquisa sobre controle de infecção na Atenção Domiciliar” alcançou validade de conteúdo satisfatória na avaliação dos especialistas. As etapas desenvolvidas contribuíram para as equivalências semântica, conceitual e cultural em relação ao instrumento original. Produtos desenvolvidos: Dois artigos, referentes aos dois estudos realizados; o próprio instrumento adaptado à cultura brasileira; e o manual de utilização com discussão dos temas abordados em cada item do questionário, totalizando quatro produtos.
Palavras-chave: Assistência domiciliar
Infecção
Controle de infecção
Adaptação transcultural
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Escola Superior de Ciências da Saúde
Sigla da Instituição: ESCS
Departamento: Coordenação do Curso de Enfermagem
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências para a Saúde
Citação: SILVEIRA, Talita Braga. Controle de infecção na atenção domiciliar: adaptação transcultural do instrumento survey of infection control in home health care. 2019. 103 p. Dissertação (Mestrado - Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências para a Saúde), Escola Superior em Ciências da Saúde - ESCS, Brasília, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
URI: https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/679
Data do documento: 1-Ago-2019
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TALITA_BRAGA_SILVEIRA.pdf
  Restricted Access
DISSSERTACAO_MEST_ESCS_controledeinfeccaonaatencaodomiciliar2,8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.