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Tipo: Dissertação
Título: Elaboração e validação de gerontotecnologia educacional para pessoas idosas com dependência funcional no domicílio
Autor(es): Cruz, Cristiane Macedo Tabosa da
Primeiro Orientador: Oliveira, Maria Liz Cunha de
metadata.dc.contributor.referee1: Arrais, Alessandra da Rocha
metadata.dc.contributor.referee2: Bueno, Vera Lúcia Ribeiro de Carvalho
Resumo: Introdução: O envelhecimento populacional contribui com o aumento de morbidades e diminuição da capacidade funcional. Conhecer os aspectos que limitam a independência funcional é significativo para determinação do plano de cuidado individualizado. Desse modo, a inserção das tecnologias no contexto da educação em saúde complementa as ações desempenhadas pelo enfermeiro à pessoa idosa com dependência funcional. Objetivo: Construir uma tecnologia educacional do tipo maquete com os componentes de uma “Casa Segura” para pessoas idosas; validar a gerontotecnologia - maquete; redigir o texto da tecnologia educacional do tipo cartilha para o público infanto-juvenil; validar a cartilha quanto ao conteúdo e ilustrações. Material e Métodos: Para a maquete - Produto 1 - foi utilizado um estudo metodológico, transversal, descritivo que compreendeu desenvolvimento de gerontotecnologia tridimensional do tipo maquete, executada no Distrito Federal entre abril/2021 e maio/2022, sendo elaborada em três fases: 1) elaboração de planta baixa; 2) operacionalização; e 3) validação da tecnologia. Na 3ª fase participaram 12 profissionais de saúde, de acordo com os pré-requisitos estabelecidos. No Produto 2 - Validação da tecnologia maquete - a aparência e o conteúdo foram validados pelo preenchimento de questionário estruturado e Índice de Validade de Conteúdo (IVC) ≥ 70% e confiabilidade. As análises dos dados foram realizadas no programa Excel (Microsoft Office Professional Plus, 2013) e IBM (International Business Machines Corporation)/SPSS (Statistical Package for the Social Sciences, 2015. A elaboração do Produto 3, uma cartilha intitulada “Recebendo vovó em casa”, ilustrada com 12 páginas, da série “Vovó sabe tudo”, escrita em linguagem lúdica, ocorreu a fim de facilitar o acesso e a interpretação do público infanto-juvenil e contribuir na percepção em relação aos cuidados aos avós e pais com todos os ambientes que compõem um domicílio tradicional. Está confeccionada conforme as recomendações para elaboração e eficácia de tecnologias educativas em quatro etapas, a saber: 1. Elaboração textual; 2. Pesquisa e definição das imagens; e 3. Layout e diagramação, sendo que essas duas últimas etapas serão realizadas por ilustrador e gráfica. Validação da tecnologia-cartilha: A cartilha foi validada por 15 juízes especialistas. Utilizado o Índice de validade de conteúdo (IVC) para cada item da Cartilha para Conteúdo e Linguagem e o Índice de concordância para cada item da Cartilha para Desenho e Layout. Para o IVC utilizou-se o valor médio, sendo consideradas adequadas as respostas: ‘concordo’ e ‘concordo totalmente’, sendo atribuído o valor 1 para elas. O IVC corresponde à média dos valores dos itens. Para a avaliação do conteúdo, linguagem, desenhos e layout, a partir de uma escala tipo Likert com pontuação que varia de 1 a 4. Para avaliação do questionário da cartilha educativa foi utilizado o coeficiente alfa de Cronbach, cujo valores do coeficiente variam entre 0 e 1. Resultados: A avaliação do Produto 1 - maquete - por especialistas revelou IVC de 0,840 para o instrumento, cujos itens variaram de 0,667 a 1,000, demonstrando aceitabilidade para todos os itens avaliados. A concordância variou de 73% (cozinha) a 98% (tecnologia). O alfa de Cronbach apresentou índices de confiabilidade de 0,916 (I.C. 95% 0,828 – 0,971), indicando confiabilidade e consistência muito alta do questionário avaliado. Para a avaliação do Produto 2- cartilha foi utilizado o IVC de 0,900, sendo os itens com menores valores de IVC: Apresentação literária 0,889; - Legibilidade e características da impressão 0,805; - Material suficientemente específico e compreensivo 0,889. O alfa de Cronbach para o questionário de avaliação da cartilha educativa para o público infanto-juvenil intitulada “Recebendo vovó em casa” foi de: 0,921 (I.C. 95% 0,845 – 0,971), o que mostra confiabilidade muito alta do questionário avaliado. Também foi resultado a elaboração do artigo científico intitulado: “Elaboração e Validação de Gerontotecnologia educacional para idosos com dependência funcional no domicílio”. Conclusão: A gerontotecnologia tridimensional validada obteve sucesso e representa um recurso potencializador nas práticas educativas de enfermagem, confirmando sua adequação/confiabilidade como instrumento norteador e tornando as intervenções dos profissionais de saúde mais visíveis/compreensíveis para pessoas idosas com diferentes graus de dependência funcional e diferentes condições. A cartilha também tem um papel importante para os mais jovens que convivem com as pessoas idosas e/ou não percebem /participam das adaptações necessárias em casa, seja pelo desconhecimento ou pela falta de engajamento nas alterações necessárias.
Abstract: Introduction: Population aging contributes to an increase in morbidities and a decrease in functional capacity. Knowing the aspects that limit functional independence is significant for determining the individualized care plan. Thus, the insertion of technologies in the context of health education complements the actions performed by nurses for elderly people with functional dependence. Objective: Build a model-type educational technology with the components of a “Safe Home for the Elderly”, Validate gerontotechnology - model; Write the text of the educational technology in the booklet type for children and youth; Validate the booklet in terms of content and illustrations. Material and Methods: For the model - Product 1 - a methodological, cross-sectional, descriptive study was used, which included the development of three-dimensional gerontotechnology of the model type, carried out in the Federal District between April/2021 and May/2022, being elaborated in three phases: 1) elaboration of a plan low; 2) operationalization; and 3) technology validation. In the 3rd phase, 12 health professionals participated, in accordance with the established prerequisites. In Product 2 - Validation of mock-up technology - the appearance and content were validated by completing a structured questionnaire and Content Validity Index (CVI) ≥ 70% and reliability. Data analyzes were performed using Excel (Microsoft Office Professional Plus, 2013) and IBM (International Business Machines Corporation)/SPSS (Statistical Package for the Social Sciences, 2015) program. casa", illustrated with 12 pages, from the series "Grandma knows everything", written in a playful language, occurred in order to facilitate the access and interpretation of the children and youth public and contribute to the perception in relation to the care of grandparents and parents with all environments that make up a traditional home. It is made according to the recommendations for the elaboration and effectiveness of educational technologies in four stages, namely: 1. Text elaboration; 2. Research and definition of images; and 3. Layout and diagramming, and these the last two steps will be carried out by an illustrator and graphic. Validation of the technology-booklet: The booklet was validated by 15 expert judges. The Content Validity Index (IV) was used C) for each item in the Content and Language Primer and the concordance index for each item in the Drawing and Layout Primer. For the CVI, the average value was used, with the responses: 'agree' and 'totally agree' being considered adequate, assigning a value of 1 to them. The CVI corresponds to the average of the item values. For the evaluation of the content, language, drawings and layout, from a Likert-type scale with scores ranging from 1 to 4. For the evaluation of the educational booklet questionnaire, Cronbach's alpha coefficient was used, whose coefficient values vary between 0 and 1. Results: The evaluation of Product 1 - model - by specialists revealed a CVI of 0.840 for the instrument, whose items ranged from 0.667 to 1.000, demonstrating acceptability for all evaluated items. Agreement ranged from 73% (kitchen) to 98% (technology). Cronbach's alpha presented reliability indexes of 0.916 (95% CI 0.828 – 0.971), indicating very high reliability and consistency of the evaluated questionnaire. For the evaluation of Product 2 - booklet, the CVI of 0.900 was used, with the items with the lowest CVI values: Literary presentation 0.889; - Readability and printing characteristics 0.805; - Sufficiently specific and comprehensive material 0.889. The Cronbach's alpha for the evaluation questionnaire of the educational booklet for children and young people entitled "Welcoming grandma at home" was: 0.921 (95% CI 0.845 - 0.971), which shows very high reliability of the evaluated questionnaire. It also resulted in the creation of a scientific article entitled: “Elaboration and Validation of Educational Gerontotechnology for Elderly People with Functional Dependence at Home”. Conclusion: The validated three-dimensional gerontotechnology was successful and represents a potentiating resource in nursing educational practices, confirming its suitability/reliability as a guiding instrument and making the interventions of health professionals more visible/understandable for elderly people with different degrees of functional dependence and different conditions. The booklet also plays an important role for younger people who live with the elderly and/or do not serceive/participate in the necessary adaptations at home, either due to lack of knowledge or lack of engagement in the necessary changes.
Palavras-chave: Tecnologia educacional
Enfermagem
Educação em saúde
Pessoas idosas
Estudo de validação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Escola Superior de Ciências da Saúde
Sigla da Instituição: ESCS
Departamento: Coordenação do Curso de Enfermagem
Citação: CRUZ, Cristiane Macedo Tabosa da. Elaboração e validação de gerontotecnologia educacional para pessoas idosas com dependência funcional no domicílio. 2022. 120 f. Dissertação (Mestrado - Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências para a Saúde), Escola Superior em Ciências da Saúde - ESCS, Brasília, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/450
Data do documento: 20-Dez-2022
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

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