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Tipo: Dissertação
Título: Gestão de incidentes em hospitais públicos do Distrito Federal: construção participativa dos formulários, protótipo e desenvolvimento de software
Autor(es): Silva, Katiane Tavares da
Primeiro Orientador: Göttems, Leila Bernarda Donato
Resumo: Introdução: A segurança do paciente tem sido abordada na área de saúde com o objetivo de reduzir a frequência de incidentes que ocorrem aos pacientes, decorrentes do cuidado de saúde, os danos causados a esses, como também o alto custo gerado às instituições. A criação de sistemas informatizado para notificação e monitoramento de incidentes insere-se nas estratégias primordiais da Organização Mundial da Saúde e do Ministério da Saúde para a promoção da segurança, redução da ocorrência de incidentes e melhora da qualidade dos serviços de saúde. Objetivo: Desenvolver um sistema informatizado de gestão de informações para a notificação, investigação e monitoramento de incidentes em saúde. Método: Pesquisa metodológica do tipo de desenvolvimento de tecnologia, realizada em quatro etapas: 1) Análise documental de fontes primárias e secundárias relativas a formulários, protocolos, diretrizes e legislação sobre sistemas de notificação de incidentes, publicados em meio físico ou eletrônico nos anos de 2005 a 2018, realizada no período de setembro a outubro de 2018; 2) Construção de um protótipo de média fidelidade por meio da ferramenta Pencil Project versão 3.0.4 com os dados e requisitos a serem incorporados ao sistema; 3) Diálogo deliberativo realizado em duas sessões, com participação de 12 gestores e coordenadores de Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente de hospitais públicos do Distrito Federal, realizado em novembro de 2018; 4) Acompanhamento do desenvolvimento do software por meio de uma equipe técnica contratada e elaboração dos requisitos técnicos e funcionalidades do sistema. Resultados: 1) Criação de formulários para notificação, investigação e monitorização de incidentes em saúde; 2) Construção do Protótipo de software com ideia prévia do sistema; 3) Definição das categorias e dados para relatar um evento; método para investigação com a lista de fatores contribuintes e elaboração de indicadores; 4) Desenvolvimento do sistema de gestão de incidentes em saúde. Produtos desenvolvidos: Artigo “Protótipo para monitoramento dos incidentes nos serviços de saúde: Inovação para a segurança do paciente” submetido a revista texto & contexto Enfermagem e um software para gestão de incidentes nos hospitais da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, intitulado IPES² (Informação para Prevenção de Eventos adversos em Serviços de Saúde). Disponível no link: http://sigihdev.redirectme.net/#/signup. Conclusões: O sistema de gestão de incidentes pode produzir avanços na área da segurança do paciente, a partir do uso da informação como substrato para a produção do conhecimento e planejamento das ações. Ademais, os formulários poderão ser usados como base facilitadora para que pessoas interessadas pelo tema desenvolvam, evoluam ou melhorem os sistemas de notificação de incidentes. Espera-se contribuir, com os produtos gerados, para a redução da ocorrência de incidentes e consequentemente promover a melhoria efetiva dos serviços prestados nos hospitais da Secretaria de Saúde do Distrito Federal.
Abstract: Introduction: Patient safety has been approached in the health area with the objective of reducing the frequency of incidents that occur to patients, resulting from health care, the damage caused to them, as well as the high cost to the institutions (BRAZIL, 2013). The establishment of incident reporting and monitoring programs is part of the primary strategies of the World Health Organization and the Ministry of Health to promote safety, reduce incident occurrence and improve the quality of health services. In addition to broadening knowledge about care risks, it helps in incident management, points action planning and improves work processes. Objective: To develop a computerized information management system for reporting, investigating and monitoring health incidents. Method: Methodological research of the type of technology development, carried out in four stages: 1) Documentary analysis of primary and secondary sources related to forms, protocols, guidelines and legislation on incident notification systems, published in physical or electronic media in the years of 2005 to 2019, held from September to October 2018; 2) Construction of a medium fidelity prototype using the Pencil Project version 3.0.4 tool with the data and requirements to be incorporated into the system; 3) Deliberative dialogue held in two sessions, attended by 12 managers and coordinators of the Quality and Patient Safety Center of public hospitals in Distrito Federal, Brazil, held in November 2018; 4) Monitoring the development of the system, with the joint elaboration of the technical requirements of the software, definition of indicators and system functionalities. Results: 1) Creation of notification forms: with the categories of information and data to report an event; Investigation: with the list of contributing factors for the occurrence of the event; and Monitoring: through indicators. 2) Construction of the software prototype following the data flow, methods and instruments to operationalize the risk management process; 3) Development of the health incident management system. Developed Products: Article “Health Service Incident Monitoring Prototype: Innovation for Patient Safety” and Health Services Adverse Event Prevention Information System-IPES² developed through contracted technical staff. Conclusions: The incident management system can lead to advances in patient safety, based on the use of information as a substrate for knowledge production and action planning. In addition, forms can be used as a facilitating basis for people interested in the topic to develop, evolve or improve incident reporting systems. It is expected to contribute, with the generated products, to the reduction of the occurrence of incidents and consequently to promote the effective improvement of the services rendered in the hospitals of the Distrito Federal Health Department.
Palavras-chave: Segurança do paciente
Sistemas de informação em saúde
Notificação
Gestão de riscos
Qualidade da assistência da saúde
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Escola Superior de Ciências da Saúde
Sigla da Instituição: ESCS
Departamento: Coordenação de Pós-graduação e Extensão
metadata.dc.publisher.program: Programa de Mestrado Profissional
Citação: SILVA, Katiane Tavares da. Gestão de incidentes em hospitais públicos do Distrito Federal: construção participativa dos formulários, protótipo e desenvolvimento de software. 2019. 125 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências para a Saúde), Escola Superior em Ciências da Saúde - ESCS, Brasília, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/242
Data do documento: 31-Jul-2019
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