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Tipo: Dissertação
Título: Tecnologia educativa em saúde para sensibilização dos profissionais sobre lista de verificação do parto seguro
Autor(es): Costa, Arlete Rodrigues Chagas da
Resumo: As tecnologias educativas em saúde, como o videocase, se constituem em canal de comunicação mais envolvente e instigante, dado o poder do áudio e vídeo em conseguir atrair os espectadores. Essa estratégia amplia significativamente a possibilidade decompartilhar conhecimentos e experiências com alto número de espectadores, podendo ser disseminado pela internet. Objetivos: Descrever as etapas de produção e análise de conteúdo de um videocase para sensibilizar os profissionais de saúde sobre a Lista de Verificação do Parto Seguro com o intuito de contribuir para a melhoria da qualidade e da segurança da assistência ao parto e ao nascimento. Construir vídeo sobre a Lista de Verificação do Parto Seguro. Analisar o conteúdo do vídeo com especialistas da área de obstetrícia, segurança do paciente e sistematização da assistência de enfermagem. Produzir versão final do vídeo e um artigo que descreva a metodologia da produção. Sensibilizar os profissionais de saúde sobre a Lista de Verificação do Parto Seguro. Método: Estudo metodológico realizado a partir da construção de tecnologia educativa com a participação de nove especialistas, realizado em duas etapas: 1- A primeira etapa, de criação, foi desenvolvida em três fases: Pré-produção, Produção e Pós-produção, propostas por Fleming. Na pré-produção foi elaborado uma scoping review para adequação do conteúdo e elaboração do roteiro; o roteiro continha objetivos, conteúdo, os especialistas que seriam entrevistados, as imagens a serem gravadas, o público-alvo, local de gravação e apresentação, recursos necessários para o desenvolvimento, o orçamento disponível e os resultados esperados. Foi criado o storyboard, com a inserção de elementos visuais, como figuras, fotos e texto. Na fase de produção foi realizada a gravação de cenas voltadas a evidenciar o uso da LVPS em situação real no centro obstétrico e na maternidade de hospital público e gravação de entrevistas com especialistas. Esta etapa foi realizada em centro obstétrico de hospital público e na Escola Superior de Ciências da Saúde no Distrito Federal. Na fase de pós-produção o vídeo foi editado e revisto pelas pesquisadoras. A primeira etapa ocorreu nos meses de outubro a dezembro de 2018. 2- Na segunda etapa, de avaliação, o vídeo foi submetido para análise de conteúdo pelos especialistas que participaram da produção. Os participantes confirmaram e aprovaram o uso dos trechos das falas selecionadas e analisaram o conteúdo por meio do Índice de Validade de Conteúdo (IVC), com aplicação de questionário semiestruturado respondido por nove profissionais especialistas. A segunda etapa foi realizada nos meses de janeiro a março de 2019. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (parecer 2.836.028). Resultados: O vídeo produzido aborda as principais causas de mortalidade materna, a Lista de Verificação do Parto Seguro e a sistematização da assistência de enfermagem, e tem 15 minutos e 28 segundos de duração, com aprovação de 100% dos juízes especialistas no IVC. Este estudo resultou em um manuscrito intitulado: “Videocase sobre a Lista de Verificação do Parto Seguro: sensibilização dos profissionais da saúde”, e em uma tecnologia educacional do tipo áudio visual intitulada: “Videocase do parto seguro”, disponibilizado para compartilhamento na internet por meio do link https://youtu.be/rQo0P-27z0U. Conclusão: A construção do vídeo para a sensibilização dos profissionais para utilização da LVPS e realização das práticas obstétricas seguras na assistência ao parto, utilizou o conhecimento dos especialistas em obstetrícia, segurança do paciente e sistematização da assistência de enfermagem. A análise de conteúdo foi obtida e o material foi avaliado pelos juízes como relevante, de forma que os especialistas ressaltaram a importância da utilização do vídeo para ser utilizado na educação permanente dos profissionais da saúde: enfermeiros, médicos e técnicos de enfermagem, e em atividades de ensino. Espera-se com a realização deste estudo, incentivar a implantação da Lista de Verificação do Parto Seguro da OMS nas instituições de saúde, e apoiar a educação permanente das equipes, dos setores de obstetrícia e maternidade no sentido de favorecer a adoção de novas práticas nas Redes de Atenção à Saúde do Sistema Único de Saúde. Os resultados deste estudo poderão, ainda, colaborar com a melhoria das ações de saúde e promover a adesão à cultura de segurança na assistência materno infantil para todos os envolvidos.
Abstract: Health education technologies, such as the video case, constitute a more engaging and thought-provoking communication channel, given the power of audio and video in attracting spectators. This strategy significantly increases the possibility of sharing knowledge and experiences with many viewers, furthermore it can be disseminated through the internet. Objectives: To describe the steps in the production and content analysis of a video case to sensitize health professionals about the Safe Childbirth Checklist, in order to contribute with quality and safety of parturition and birth care improvement. To develop a video on Safe Childbirth Checklist. To analyze the content of the video with specialists in obstetrics, patient safety, and nursing care systematization. To produce a final version of the video and an article describing the production methodology. Raising awareness among health professionals about the Safe Childbirth Checklist. Methods: A methodological study based on the development of educational technology, with the participation of nine specialists, was carried out in two stages: 1- The first stage of creation was developed in three phases: Pre-production, Production, and Post-production, as proposed by Fleming. At pre-production a scoping review was elaborated to adequate the content and script writing; the script contained objectives, content, a list of the interviewed experts, the images to be recorded, target audience, recording set and presentation location, resources needed for development, available budget and expected results. The storyboard was created with the insertion of visual elements, such as figures, photos, and text. During the production phase, there were recorded scenes to show the use of WSCC in a real situation at the obstetrical center, as well as at one public maternity hospital, besides recording interviews with specialists. This step was done at a public hospital’s obstetric center and at the Escola Superior de Ciências da Saúde college, in Distrito Federal, Brazil. At the post-production phase, the video was edited and reviewed by the researchers. The first stage took place from October to December 2018. 2- At the second stage, of evaluation, the video was submitted for content analysis by the specialists who took part in the production. These attendees confirmed and approved the use of the excerpts from selected speeches and analyzed the content through the Content Validity Index (CVI), with a semi-structured questionnaire answered by nine specialized professionals. This second part was carried out from January to March 2019. The project was approved by the Research Ethics Committee (statement 2836028). Results: The produced video addresses the main causes of maternal mortality, the Safe Childbirth Checklist and the systematization of nursing care, being 15 minutes and 28 seconds long, with the approval of 100% of the specialized judges in CVI. This study resulted in a manuscript entitled “Video case on the Safe Childbirth Checklist: Awareness of Health Professionals”, and an audio-visual educational technology titled “Safe childbirth video case” available for sharing on the internet at https://youtu.be/rQo0P-27z0U. Conclusion: The video development for professionals’ awareness on the use of the WHOSCC and safe obstetric practices in the delivery assistance made use of the knowledge of specialists in obstetrics, patient safety and systematization of nursing care. The content analysis was obtained, and the material was evaluated by the judges as relevant, hence the specialists emphasized the importance of using the video in continuing education of health professionals: nurses, doctors, nursing technicians, as well as in educational activities. This study is expected to encourage implementation of the WHO Safe Childbirth Checklist in health institutions and to support the continuing education of crews, the midwifery and maternity sectors in order to favor the deployment of new practices among Health Care Networks of Brazilian’s Unified Health System (SUS). The results of this study could also collaborate with the improvement of future health actions and promote adherence to the safety culture in maternal and childcare for all those involved.
Palavras-chave: Segurança do paciente
Lista de checagem
Tecnologia educacional
Qualidade da assistência em saúde
Educação permanente
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Escola Superior em Ciência da Saúde
Sigla da Instituição: ESCS
Citação: COSTA, A. R. C. Tecnologia educativa em saúde para sensibilização dos profissionais de lista de verificação do parto seguro. 2019. Trabalho do Conclusão de Curso (Mestrado Profissional em Ciências para a Saúde) -- Coordenação de Pós-graduação e Extensão, Escola Superior de Ciências da Saúde, 2019. 108 f.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/236
Data do documento: 9-Jul-2019
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

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